21 de abril de 2010

BRASÍLIA FAZ 50 ANOS

Foto: Marcelo Silva


Foto: Marcelo Silva



Foto: Marcelo Silva

Foto: Marcelo Silva


BRASÍLIA FAZ 50 ANOS

Brasília foi criada em 1960 para ser a capital de todos os brasileiros. Construída no Planalto Central, numa altitude de 1.100 metros, possui 2.455.903 habitantes. O Plano Piloto tem 200 mil habitantes. Algumas cidades satélites são Ceilândia, Candangolândia, Taquatinga, Guará, Cruzeiro e Brazlândia.
Surgiu, acima de tudo, por uma decisão política do presidente da república Juscelino Kubitschek.

Como qualquer projeto inovador teve muitas contestações. A maior delas foi dos servidores públicos federais do Rio de janeiro.

A mudança de capital era uma proposta histórica. Em 1751 o Marquês de Pombal já manifestava a possibilidade de transferir a capital do Brasil, então uma Colônia portuguesa, para o interior.

Havia dois argumentos fortes e coerentes. O primeiro de que a grande extensão territorial brasileira requereria a localização da capital do país no seu centro geométrico para que ela ficasse eqüidistante das outras capitais. O segundo foi a interiorização para que se concretizasse a ocupação do centro oeste, pois, a grande concentração urbana brasileira se dava mais na costa marítima.

Acertada a construção, o próximo passo seria a definição do projeto urbanístico que foi escolhido, corretamente, através de concurso público lançado em 19 de setembro de 1956. O júri era internacional, mas pesou muito o parecer de Oscar Niemeyer.

Sete projetos foram finalistas do concurso que acabou vencido pelo arquiteto Lúcio Costa (1902-1998), com suas superquadras, as Asas Norte e Sul, a Praça dos Três Poderes, os Eixos Monumental e Rodoviário, “as tesourinhas”, os comércios locais e os prédios de seis andares.

Brasília foi obra de muitos brasileiros, mas é necessário ressaltar a força da mão de obra dos cearenses, que condicionados pela seca de 1958 que assolava o nordeste, migraram para o Planalto Central a busca de trabalho. Estes trabalhadores eram apelidados de candangos, palavra que se tornou gentílico de Brasília. “Cabra danado, que veio do Ceará no pau de arara”.

A cidade, hoje, possui uma arborização urbana exuberante. Uma participação marcante nesta realidade da paisagem de Brasília foi de três agrônomos cearenses que pertenceram aos quadros do Departamento de Parques e Jardins do Distrito Federal: Stênio Bastos, Ozanan Coelho e Guarany Cabral de Lavor.

Em 1987 Brasília foi considerada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Hoje, a cidade extrapolou a demanda de habitantes planejada com conseqüências danosas para a qualidade de vida da capital brasileira.

É uma das cidades de maior renda per capita e de melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. No entanto, amarga o título da décima sexta cidade mais desigual do mundo e a quarta mais desigual do Brasil.

Ao completar 50 anos Brasília bem merecia ter gestões públicas competentes que estejam à altura do seu valor simbólico e do seu patrimônio cultural.

Um comentário:

Anônimo disse...

Os eleitores da Dilma e Cid Gomes aguardam solução após vitória nas eleições! :
Povo Cearense, Sr. Governador Cid Gomes, Srs. Deputados.
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social(STDS), através da Sra. Fátima Catunda e do Sr. Paulo Parente Neiva estão num ciclo de corrupção através das empresas(ONGS) que se candidatam a executar PROJETOS com recebimento de propinas financeiras num perigoso ciclo de utilização do dinheiro público.Chamamos atenção, que se encontram na rede vários servidores da STDS, o que dificultará bastante qualquer tipo de investigação, mas confiamos na justiça dos homens e na inteligência de você competentes como vocês. Queremos através desta chamar atenção de vossas senhorias que a rede de corrupção tem por objetivo o favorecimento ilícito maior da Sra. Fátima Catunda e do Sr. Paulo Parente Neiva, sem contudo pensar no nosso estado e sim neles próprios. Solicitamos providências antes que esta rede de corrupção da STDS, venha a prejudicar o NOME dos GOMES sempre tão respeitado no nosso ESTADO. Em nome do Povo Cearense e da STDS investiguem esta corrupção na nossa secretaria no momento não social e não do trabalho.
Comentários: AS ONGS IBIS E GAIS TEM CONTRATO DE PARCERIAS COM A STDS SEM HAVEREM PASSADO POR QUALQUER MODALIDADE DE LICITAÇÃO E O DINHEIRO É DISTRIBUÍDO COM OS ASSESSORES DA SECRETÁRIA E DO SECRETÁRIO EXECUTIVO SEM NENHUM CRITÉRIO!! O POVO CEARENSE E A STDS AGRADECEM