31 de dezembro de 2012

A OFICINA, ALIÁS, O JARDIM DO SR. JOÃO

















A OFICINA, ALIÁS, O JARDIM DO SR. JOÃO

Quem passa na rua São Tarcísio, na Praça do Rosário, e olha para o terreno da antiga Estação Ferroviária pensa estar vendo um jardim. Mas na realidade ali funciona a oficina do senhor João. Logo na entrada uma placa apela às pessoas “para que não mexam no jardim!” No geral as oficinas, até pelo tipo de uso de consertos de carros tem um aspecto de sujeira.

Aí está a  grande contradição do cenário da oficina do sr. João: em vez de entulhos e lixo o que enxergamos são plantas floridas, fruteiras, muito verde... Facilmente temos acesso a mangas, goiabas, romãs, limão, sapotis e até uma fruta exótica chamada “noni”. Esta fruta tem as propriedades de curar várias doenças, como: câncer, doenças cardíacas, distúrbios digestivos, diabetes, doenças autoimunes, acidentes vasculares e problemas de peso. 

O próprio sr. João é um usuário diário do suco da “noni’ e tem se dado muito bem no tratamento de sua diabete. Chama-nos a atenção também a diversificada farmácia viva: a corama, a babosa, o malvarisco, o boldo, o mastruz e outros.

No entanto este “oásis”, no centro de Maranguape, se destaca também pela moradia de diversos pássaros que circulam tranquilamente no local. O cuidado do sr. João propiciou um pequeno reservatório dágua onde as rolinhas tomam banho ao meio dia. Não raro estamos sempre ouvindo os cantos dos passarinhos!

Realmente o sr. João é um exemplo de cidadania e de amor à natureza. Seu “dia a dia” faz muito bem aos seres vivos. É um cuidador do meio ambiente!