10 de junho de 2009

PARTIDO VERDE - UM ESPAÇO POLÍTICO-PARTIDÁRIO DE LUTA



PARTIDO VERDE, UM ESPAÇO POLÍTICO-PARTIDÁRIO DE LUTA

Em 1972 os cientistas e alguns líderes de visão, preocupados com a degradação do planeta, fizeram um levantamento das conseqüências do modelo predatório de civilização predominante. No mesmo ano realizou-se a “I Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente”, em Estocolmo sob a liderança da primeira ministra da Noruega, Gro Brundtland. Deste encontro surgiu o famoso relatório Brundtland, que criticava o modelo de desenvolvimento global vigente. Foi a primeira vez que se falou em “desenvolvimento sustentável”, com a defesa do atendimento às necessidades das atuais gerações sem se esquecer das próximas, já que o planeta não tem recursos infinitos. Atualmente, é mais lastimável a realidade do planeta.


No âmbito global a mudança do clima, a crise da biodiversidade, a escassez de água doce, a degradação dos oceanos e a destruição da camada de ozônio. Regionalmente, temos a degradação das bacias hidrográficas, a destruição das florestas (Ex. Amazônica e Mata Atlântica no Brasil), a chuva ácida e a desertificação do solo. Em termos locais, os problemas são muito mais visíveis nas cidades: a destruição das áreas verdes, a poluição dos rios e lagoas, a escassez de água potável, a falta de saneamento básico, a exclusão social, a problemática do lixo, a falta de habitação, a poluição do ar, a precariedade dos transportes públicos e o trânsito caótico, a presença das drogas e a violência urbana


Desta época, até os dias de hoje, multiplicaram-se os movimentos de alerta e reivindicações na busca de um sistema político sócio-econômico justo, ecologicamente correto e sustentável. A sociedade reage e grita através das suas organizações não governamentais, dos movimentos sociais e religiosos. Na esfera dos partidos políticos foi o Partido Verde, a instituição político-partidária pioneira na luta por um sistema sócio econômico onde todos tenham qualidade de vida. Daí a defesa de valores e princípios, como: a ecologia, a cidadania ativa, a democracia, a justiça social, a liberdade, o poder local, o pacifismo, o multiculturalismo, o internacionalismo, a cidadania feminina e o saber. No Brasil, temos muito que lutar contra aqueles que querem o desenvolvimento a qualquer custo. O Partido Verde quer que todas as esferas de governo (União, Estados e Municípios) atuem com firmeza e competência na aplicabilidade das leis ambientais. E mais: que ajam radicalmente contra as ameaças de mudanças legislativas para somente favorecer o lucro fácil dos poderosos.